Cooperativismo e sustentabilidade
unicred integração
24 de janeiro de 2024
Por Michele Flores Accorsi
Gerente de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Integração
O extremo sul do país guarda um tesouro: fica em Santa Vitória do Palmar, no nosso Rio Grande do Sul, um dos maiores parques eólicos do Brasil!
Quem passa pela região pode admirar as imponentes e curiosas torres eólicas, responsáveis pela geração de uma das mais promissoras fontes naturais de energia sustentável.
E é neste contexto, que energia limpa se conecta com o cooperativismo, pois a sustentabilidade representa a essência de ambos e essa conexão reflete o princípio da sustentabilidade: o olhar responsável e comprometido diante do resultado de qualquer ação, seja ela na gestão, na educação e na relação com a comunidade.
Um sistema cooperativo é formado por diferentes pessoas, que, movidas por um mesmo objetivo, unem-se e ajudam a movimentar a economia, assim como as estruturas eólicas fazem: soprar os ventos do desenvolvimento e prosperidade na região onde estão instaladas.
Especialmente em regiões mais distantes dos grandes centros urbanos e de capitais, as cooperativas são cada vez mais importantes, por diferentes razões. Sempre que uma instituição financeira cooperativa se instala em determinada cidade, ela não leva apenas serviços comumente oferecidos no sistema financeiro, o que é, também, importante para que a população tenha este acesso.
Quando uma cooperativa de crédito abre as portas, ela se dedica a soluções que vão estimular a circulação de dinheiro naquela economia local através de crédito para novos negócios e contribuindo na geração de emprego na região.
Atualmente, segundo a mais recente edição anual do Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, de julho de 2023, divulgado pelo Banco Central, as cooperativas de crédito se encontram em 55,3% dos municípios brasileiros. São mais de 10 mil unidades, e na região Sul, 3,6 mil pontos de atendimento.
De acordo com a publicação Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2023, divulgado pelo sistema Ocergs, cidades que contam com cooperativas apresentam melhores índices em áreas como educação e renda.
Percebe-se, assim, o quanto o Sistema Unicred e as cooperativas podem fomentar a economia e áreas sociais, e estar presentes no dia a dia das pessoas, no caso do Estado, de 3,5 milhões de gaúchos.
Voltar
Mais notícias
06 de maio de 2024
Horário de Atendimento nas agências
Horários alterados durante as enchentes no RS
16 de abril de 2024
Unicred Integração promove palestra com a economista Patrícia Palermo em Pelotas
Referência quando o assunto é assessoramento econômico a empresas, entidades e cooperativas de crédito, profissional vai abordar diversos aspectos ligados ao atual cenário econômico do país.
04 de abril de 2024
Dinheiro e Saúde: Cultivando o Equilíbrio
A relação entre educação financeira e saúde é um tema cada vez mais discutido e importante nos dias de hoje. Confira dicas para encontrar o equilíbrio com suas finanças pessoais.
04 de abril de 2024
Cooperativismo financeiro: o que é, benefícios e princípios
Você sabe o que é cooperativismo e conhece as diferenças entre uma cooperativa e um banco? Confira este conteúdo e descubra estas e outras dúvidas!